Colonoscopia

A Colonoscopia é um exame para avaliar a parte final do trato gastrointestinal, que engloba o final do intestino delgado, o intestino grosso (ou cólon) e o reto. Além de ser um exame seguro, pode ser útil para realização de procedimentos terapêuticos (retiradas de pólipos, biópsias e cauterizações).

O exame é realizado sob sedação, sempre em conjunto com um anestesista. A parte que costuma incomodar mais os pacientes é o preparo, mas ele é essencial para obtermos uma imagem limpa durante a avaliação do intestino.

A colonoscopia possui várias indicações. Não existe idade mínima para realização, mas as pessoas mais jovens devem realizar o exame na vigência de sintomas mais intensos ou histórico importante de câncer na família.

Depois dos 45 anos, pode ser indicada uma colonoscopia para prevenção do câncer intestinal, onde o objetivo será realizar uma busca por pólipos e a sua eventual retirada.

Em alguns casos, os procedimentos realizados podem ser considerados verdadeiras cirurgias, devendo haver um planejamento pré operatório e uma adequada discussão do caso com a equipe.

Indicações do exame

  • Uma das indicações mais clássicas da colonoscopia, onde identificamos e ressecamos os pólipos intestinais. Em casos suspeitos para câncer, podem ser feitas biópsias para identificar a lesão adequadamente e iniciar os tratamentos.

  • Podemos identificar causas de sangramento retal pela colonoscopia, através do exame de todo o intestino. Essa tembém é uma das causas de anemia, também sendo indicado o exame.

  • Embora a colonoscopia não diagnostique TODAS as causas de constipação, ela é essencial para avaliar se não existem lesões que estejam obstruindo o trânsito intestinal ou se nao existem alterações da forma do intestino que dificultem a passagem das fezes.

  • Pacientes com diarreias persistentes, que não melhorem com os tratamentos habituais podem realizar um exame de colonoscopia para indentificar se existe uma inflamação no intestino que esteja causando o problema.

  • Em cirurgias intestinais de grande porte, o planejamento cirúrgico pode incluir uma colonoscopia, afim de verificar se não há alguma outra lesão associada que prejudique a ténica escolhida.

Vídeos na prática

Exemplos de procedimentos que foram realizados por colonoscopia no consultório. Podemos realizar desde pequenas polipectomias até cirurgias endoscópicas e procedimentos especiais, como retirada de corpo estranho.

Retirada de um corpo estranho preso há 15 dias no intestino.

Remoção de um pequeno pólipo em cólon ascendente.

Ressecção de um grande pólipo pediculado com alça e cauterização (o pólipo foi recolhido posteriormente e enviado para biópsia).

Faça seu exame com um especialista e fique tranquilo!